A
realidade do ensino de geografia, que tem se apresentado desencantada e
maçante, requer uma dinamicidade na apresentação e execução das atividades
didáticas. Há uma necessidade de experimentação de novos métodos com vistas a
romper a resistência dos estudantes em trabalhar mapas na sala de aula. Nesse
sentido, a relevância da construção desse mini atlas ganha consistência visto
que possibilitará o manuseio de mapas instigando o discente a ampliar sua
percepção acerca do espaço global partindo do cotidiano.
Na
sala de aula este material pode ser utilizado da seguinte forma:
1) No laboratório de informática solicite que os alunos
formem grupos com três ou quatro integrantes;
2) Em seguida, peça que acessem o blog www.recondidatico.blogspot.com.br, e escolham três cidades diferentes para que possam
iniciar a atividade. (Para evitar a repetição na escolha das cidades indica-se
que faça um sorteio antecipadamente);
3) Após o acesso peça que os alunos façam uma discussão
em grupo acerca das informações encontradas sobre cada cidade pesquisador;
4) Por fim, abra uma discussão com toda a sala para que
socializem os dados encontrados destacando as informações mais pertinentes.
5) Posteriormente, o professor pode contribuir acrescentando
informações acerca da configuração de uma região homogênea que, ao mesmo tempo,
demonstra-se heterogênea na sua totalidade.
OBS.:
Este modelo pode ser adaptado de acordo com a necessidade da turma, do conteúdo
da aula e do tempo disponível.
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