terça-feira, 31 de julho de 2012

Amargosa



Amargosa era de domínio dos índios Kariris e perdurou até metade o século XIX, período no qual foram massacrados pelos colonizadores. Foi a partir de 1840 que começou a se formar o povoado com as famílias de Gonçalo Correia Caldas e Francisco José da Silva Moreira ao redor de uma capelinha construída por eles. Amargosa era então um ponto de troca comercial com o sertão e devido o crescimento significativo do povoado somado ao sucesso no plantio de fumo e café, foi instalada a vila de Nossa Senhora do Bom Conselho das Amargosas, a partir de 02 de julho de 1891, essa mesma vila foi elevada à categoria de cidade.
É interessante destacar a importância do processo de imigração para a constituição da cultura de Amargosa. A cidade apresenta construções de origem portuguesa, espanhola e italiana. Muitos afrodescendentes fazem parte dessa formação cultural, sendo que a maioria deles vieram na condição de escravos e percebe-se que os sinais estão em todas as partes como na religiosidade, danças, ritmos musicais, culinária, dentre outros.
 Do ponto de vista administrativo, seu distrito foi concebido como Amargosa a partir da resolução nº 574, de 30/06/1855 e elevado à condição de Vila em 1877, desmembrando de Tapera, até então distrito sede. Foi também criado o distrito de tartaruga em 1881 que por sua vez foi anexado ao município de Amargosa.  E finalmente foi elevada à condição de cidade em 1891. Em 1920, o município se constituía por sete distritos: Amargosa, Brejões Corta Mão, Ribeirão, Tartaruga e Veados. Pelo decreto estadual nº 8622 em 01 setembro de 1933, é criado o distrito de São Roque e anexado ao município de Amargosa. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de cinco distritos: Amargosa, Corrente, Corta Mão, São Roque e Tartaruga.
Pela lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1953, é criado o distrito de Nossa Senhora dos Milagres (ex-povoado de Milagres), com terras desmembradas do distrito de Tartaruga e anexado ao município de Amargosa. Em divisão territorial datada de 01 de julho de 1955, o município é constituído de seis distritos: Amargosa, Corta Mão, Diógenes Sampaio, Itachama, Nossa Senhora dos Milagres e Tartaruga. Pela lei estadual nº 1589, de 22 de dezembro de1961, desmembra-se do município de Amargosa os distritos de Nossa Senhora dos Milagres e Tartaruga, para constituírem o novo município de Milagres (ex-Nossa Senhora dos Milagres). Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1963, o município é constituído de quatro distritos: Amargosa, Corta Mão, Diógenes Sampaio e Itachama. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.



                                         
Fonte: http://desciclopedia.ws/wiki/Amargosahttp://desciclopedia.ws/wiki/Amargosa

Esse município se situa numa altitude de 400 metros acima do nível do mar, compreendendo a latitude -13º 01’ 49’’ e a longitude 39º 36’ 17’’ e com extensão territorial de 435,932 Km². O relevo do município se constitui por serras marginais em consonância com os tabuleiros pré-litorâneos e sua vegetação se caracteriza pela predominância de floresta decidual e semi-decidual com clima mediando do úmido ao seco. Dentre os cultivos agrícolas do referido município, os principais são a mandioca, café banana, cana-de-açúcar e castanha de caju. Seu  Índice de Desenvolvimento (IDE) Econômico é de 5017.28, enquanto o índice de Desenvolvimento Social (IDS) é de 5019.55.




Referências


Anuário da SEI. Regiões econômicas do Estado da Bahia. In: Índices de desenvolvimento econômico e social dos municípios Baianos: 1998. Salvador: SEI, 2002. vol. 2.

Secretaria da Cultura. Panorama cultural da Bahia. Superintendência de Estudos econômicos e sociais da Bahia. Salvador: SEI, 2012.

http://www.sei.ba.gov.br/ Acessado em 20 de julho de 2012 às 21:30.

http://www.ibge.gov.br/home/ Acessado em 15 de julho de 2012 às 16:20.


Nenhum comentário:

Postar um comentário