terça-feira, 31 de julho de 2012

Cachoeira




Localizada em terras propícias ao plantio de cana-de-açúcar e outras culturas que dinamizaram a economia do Recôncavo foi criada com o nome Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira em 1698. A cidade até hoje conserva a identidade cultural que contribuiu para o seu tombamento como “Cidade Monumento Nacional”, em 1971 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) e, por isso atrai milhões de turistas curiosos a respeito da história do Recôncavo Baiano.
O porto existente na cidade entre o século XVIII e XIX contribuiu imensamente para a dinamização da economia devido o escoamento da produção agrícola de toda a região, principalmente de cana-de açúcar e fumo que ainda hoje são grandes produtores. No início do século XX, sua economia entrou em declínio recuperando-se no final do mesmo século após a implantação de inúmeras outras empresas. A diversidade cultural oriunda da integração de africanos, afrodescendentes com europeus de várias nacionalidades proporcionou a riqueza cultural do município.  Pioneira no movimento de libertação brasileira, insurreições e revoltas contra a opressão lusitana suscitaram no município. Em virtude de seus feitos foi sede do Governo Provisório do Brasil durante o processo de Independência, em 1822 e mais tarde durante a revolta da sabinada em 1837.


Vista panorâmica da cidade


Fonte: Google Imagens.

A marginalização do seu porto devido à decadência da indústria fumageira e da reestruturação do sistema viário estadual provocou uma grande crise que se prolongou a partir da década de 1940 com a decadência e fechamento de inúmeras fábricas. O transporte fluvial que exercia grande importância para o desenvolvimento do município foi substituído pelo transporte rodoviário, desta forma, cedeu lugar à hegemonia de outros centros urbanos.
Numa altitude de 5 metros ao nível do mar corresponde a latitude -12º 37’ 06” e longitude 38º 57’ 21” com uma extensão territorial de 398.472 km2. O município tem o valor 5026.35 para representar o IDE e se encontra na posição 55, sendo que ocupa o rank 25 em IDS que corresponde ao valor 5092.76. Com uma população em torno de 32.026 sua densidade demográfica é de 81,04 hab/km2. Sua distância da capital é de 111 km e seu clima vai de úmido a subúmido, com relevos de baixada litorânea, tabuleiros interioranos e pré-litorâneos. Sua cultura baseia-se na plantação de cana-de açúcar, mandioca, dendê, cacau e feijão.







Referências


Anuário da SEI. Regiões econômicas do Estado da Bahia. In: Índices de desenvolvimento econômico e social dos municípios Baianos: 1998. Salvador: SEI, 2002. vol. 2.

Secretaria da Cultura. Panorama cultural da Bahia. Superintendência de Estudos econômicos e sociais da Bahia. Salvador: SEI, 2012.

http://www.sei.ba.gov.br/ Acessado em 20 de julho de 2012 às 21:30.

http://www.ibge.gov.br/home/ Acessado em 15 de julho de 2012 às 16:20.


Nenhum comentário:

Postar um comentário