terça-feira, 24 de julho de 2012

Disposição dos Municípios



A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) é um órgão responsável pela realização de estudos e pesquisas que tem por objetivo subsidiar o planejamento governamental, realizando estudos, pesquisas, projetos, análises e trabalhos acerca da sociedade baiana. Foi instituída pelo decreto nº 16. 261 de maio de 1995, como Comissão de Planejamento Econômico, adquirindo vários outros nomes ao longo dos anos até ser denominada, em 18 de janeiro de 1995, por força da Lei n° 6.812, de Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia- SEI. Embora mudasse a nomenclatura, os objetivos constituíam-se os mesmos, isto é, servir como provedor de dados para o Estado, para os municípios e para a sociedade.

As regiões econômicas instituídas oficialmente pela SEI, proposta desde a década de 1990, concebe a Bahia com 15 regiões econômicas, a saber: Região Metropolitana de Salvador, Litoral Norte, Recôncavo Sul, Litoral Sul, Extremo Sul, Nordeste, Paraguaçu, Sudoeste, Baixo Médio São Francisco, Piemonte da Diamantina, Irecê, Chapada Diamantina, Serra Geral, Médio São Francisco e o Oeste.

REGIÃO ECONÔMICA DO RECÔNCAVO SUL - 2002

 Fonte: Divisão das regiões econômicas da SEI, 2002. Disponível em http:     www.sei.ba.gov.brsitegeoambientaiscartogramasregioes_ecoregioes_eco.htm

Considerando as diversas classificações usadas para representar o Recôncavo Baiano, optamos por utilizar a delimitação de Região Econômica instituída pela SEI. Nesse sentido, com base nessa classificação, escolhemos o Recôncavo Sul como objeto de estudo por estar mais próximo do nosso cotidiano. Dentre os 33 municípios (Amargosa, Aratuípe, Brejões, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das almas, om Macedo Costa, Elísio medrado, Governador Mangabeira, Itatim, Jaguaripe, Jiquiriçá, Laje, Maragogipe, Milagres, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nova Itarana, Salinas das Margaridas, Santa Terezinha, Santo amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Felix, São Miguel das matas, Sapeaçu, Saubara, Ubaíra, Varzedo) inseridos nesse recorte, utilizamos o Produto Interno Bruto (PIB) como critério para a seleção dos 15 municípios estudados a fim de produzir este material didático. Ressaltamos que algumas cidades, ao serem inseridas, alteraram a ordem de classificação. Isso se justifica pelo fato dos autores incluírem suas cidades de origem, já que pretendem trabalhar com o material em suas respectivas realidades.



Fonte: Banco de dados do IBGE 2010, adaptado pelos autores.



Referências


Anuário da SEI. Regiões econômicas do Estado da Bahia. In: Índices de desenvolvimento econômico e social dos municípios Baianos: 1998. Salvador: SEI, 2002. vol. 2.

Secretaria da Cultura. Panorama cultural da Bahia. Superintendência de Estudos econômicos e sociais da Bahia. Salvador: SEI, 2012.

http://www.sei.ba.gov.br/ Acessado em 20 de julho de 2012 às 21:30.

http://www.ibge.gov.br/home/ Acessado em 15 de julho de 2012 às 16:20.



Nenhum comentário:

Postar um comentário